Ciclo 4

CICLO DE ESTUDOS DE AGOSTO/2012

Programação
Estudo
Orador
Data
Energia Sexual
Ladimir
04/ago
Homossexualidade
Marcus Papa
11/ago
Sexo e Obsessão
Luciano Magalhães
18/ago
Relacionamento Afetivo
Lúcia Elena
25/ago


CICLO DE ESTUDOS DE JULHO/2012


Programação
Estudo
Orador
Data
Família: Exercício do Amor
André Rocha
07/jul
Sexo e Destino
Vinícius Trindade
14/jul
Desencarne de Entes Queridos
Emerson Pedersoli
21/jul
Preparação para Reencarnação
Walterson
28/jul


CICLO DE ESTUDOS DE MAIO/2012
                                 


Programação
Estudo
Orador
Data
Arte: O Belo Criando o Bom
Tim
05/mai
O Bom Combate
Gladston
12/mai
Toda Forma de Servir é uma Bênção
Everson Ramos
19/mai
Mostra de Artes






CICLO DE ESTUDOS DE MARÇO/2012
                                  "Nosso Lar"



Programação
Estudo
Orador
Data
Nosso Lar
Comissão de Estudos
03/mar
Suicídio Inconsciente e Saúde
Gilmar Trivelato
10/mar
Mal: Ausência do Bem
Luciano Magalhães
17/mar
Corpo Espiritual e Equilíbrio Mental
Eli Helberth
24/mar
Socorro e Resgate Espiritual
Joelma Cristina
31/mar







CICLO DE ESTUDOS DE FEVEREIRO/2012
                           "LEIS MORAIS"


Data: 04/02/2012
Tema: Liberdade
Orador: Hilton Alves
Objetivo:
Evidenciar como a Lei de Liberdade é essencial no processo evolutivo do espírito garantido-lhe o direito do livre-arbítrio e a importância de o jovem conhecer seus princípios para uma vida em harmonia com os seus deveres e direitos na convivência
com o próximo.

Data: 11/02/2012
Tema: Lei do progresso e lei de sociedade
Orador: Marcelo Dantas
Objetivo:
Utilizar o conhecimento das leis do progresso e de sociedade para melhor compreender as dificuldades do cotidiano e a importância da convivência
Data: 18/02/2012
Tema: Lei de Conservação e Destruição
Orador: Comissão de Estudos (dinâmica)
Objetivo:
Compreender que temos o necessário para vivermos e quando isso não acontece é porque precisamos passar por aquela provação.
Data: 25/02/2012
Tema: Lei de Justiça, Amor e Caridade
Orador: Daniel Henrique
Objetivo:
Compreender que por meio da prática da justiça em toda a sua pureza alcançaremos a prática do amor ao próximo e da caridade.




CICLO DE ESTUDOS DE MAIO - 
          "NOVOS TEMPOS, ANTIGAS PARÁBOLAS"



07/05/2011 – OS DOIS FILHOS.    Orador: Ronaldo Jung


O Orador irá contar a parábola. Deverá esclarecer o motivo pelo qual Jesus falava através das histórias. Irá relacionar os conceitos da parábola com experiências atuais dos jovens buscando promover reflexões a respeito, além de falar das questões do culto exterior e da vaidade de fazer a caridade em paralelo à ação de praticá-la com o coração puro. Na parábola os dois filhos receberam a mesma orientação. Por que houve a divergência nas escolhas de cada um segundo a lógica da autonomia e da heteronomia piagetiana?

14/05/2011 – O RICO INSENSATO.    Orador: Igor Amariz

No mundo atual o “ter” se torna mais importante que o “ser”, por isso se faz necessário refletir sobre a verdadeira riqueza de Espírito, que são as conquistas espirituais e a caminhada guiada pelos ensinos do Cristo, e não as conquistas das coisas materiais em um mundo de passagem que é o plano em que vivemos. O Orador irá fazer uma leitura atual da parábola identificando e comparando as atitudes e posicionamentos do rico insensato com as atitudes e posicionamentos presentes na vida do jovem de hoje. Como conciliar as demandas do mundo capitalista (formação, sucesso, lazer e satisfação profissional) em que o jovem está inserido, ao cultivo das riquezas do espírito?

21/05/2011 – OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA.   Orador: Edriano

O orador irá contar a parábola relacionando os conceitos presentes nela com as experiências atuais dos jovens, buscando promover reflexões a respeito. Deverá propor uma releitura para que dessa forma seja identificado um paralelo do “patrão”, do trabalho e dos trabalhadores nos dias de hoje. Irá relacionar o trabalho proposto na parábola, com os trabalhos Espíritas. Por que nós Espíritas somos os trabalhadores da última hora?
         
28/05/2011 – MOSTRA DE ARTES 2011
Recordar os ensinamentos do Mestre dados através das parábolas. Perceber que elas ainda são atuais e importantes e que estão presentes em nossas vidas apesar de terem sido contadas há muitos anos.
*A Mostra de Artes reunirá todos os Ciclos. O Evento é aberto ao público.







CICLO DE ESTUDOS DE ABRIL - 
                           "PENSANDO NO SEMINÁRIO..."


O estudo do mês tem como objetivo transmitir os conhecimentos da Doutrina a partir dos possíveis livros que serão, mais tarde, votados para serem tema do Seminário 2011, instruindo os jovens a fazer uma melhor escolha na votação.
A cada sábado do mês de Abril o orador falará sobre um dos livros     . 
A votação do livro ocorrerá no sábado após todas as palestras.


02/04/2011 - Livro: A CAMINHO DA LUZ

09/04/2011- Livro: BOA NOVA

16/04/2011- Livro: PENSAMENTO E VIDA

23/04/2011 - Livro: MISSIONÁRIOS DA LUZ

30/04/2011 - Livro: LEIS MORAIS DA VIDA



    






CICLO DE ESTUDOS DE MARÇO -
                      "O ESPIRITISMO NO SÉCULO XIX" 

05/03/2011 - ESPIRITUALISMO E MATERIALISMO

Compreender as diferenças entre as duas correntes de pensamento e o papel que ocupam na sociedade e como a Doutrina Espírita se posiciona em relação a elas.

12/03/2011 - RELIGIÃO

Compreender a crise religiosa da época e os movimentos de contestação que visam resgatar o Cristianismo puro e a proposta do espiritismo de fé raciocinada.

19/03/2011 - CIENTIFICISMO

Compreender a importância da ciência no século XIX conhecido como século da razão e como isso contribuiu para o surgimento da Doutrina Espírita.

26/03/2011 - EVOLUCIONISMO

Entender que espíritos reencarnaram como cientistas e começaram a pensar no evolucionismo para que pudessem preparar a população para a chegada da Doutrina Espírita e ainda perceber semelhanças e diferenças do evolucionismo trazido pela ciência e pelo Espiritismo.






CICLO DE ESTUDOS DE FEVEREIRO - O QUE É O ESPIRITISMO
05/02/2011 - Antecedentes Fenomenológicos da Codificação

Faremos um resumo do contexto hitórico da Europa no século XIX (as diversas manifestações religiosas, políticas e culturais), possibilitando uma melhor compreensão do cenário em que a Doutrina Espírita foi codificada.

O que foram os fenômenos de Hydesville (irmãs Fox) e das mesas girantes e o impacto que esses fenômenos tidos na época como extraordinários gerou na sociedade.

O orador irá evidenciar o caráter global desses fenômenos, que ocorriam na mesma época em locais diversos, sugerindo uma organização no plano espiritual, em preparo para a Codificação da Doutrina dos Espíritos.

12/02/2011 - Precursores Ideológicos de Allan Kardec – Orador: Everson Ramos

O orador irá abordar brevemente os diversos relatos de revelação dos Espíritos e dos fenômenos mediúnicos na Antiguidade, tais como Sócrates, Platão, Paulo e João Batista.
Evidenciar a maior organização e frequência dos fenômenos mediúnicos a partir do final do século XVIII, preparando a sociedade à Codificação da Doutrina Espírita, como acentuado por Arthur Conan Doyle, no livro História do Espiritismo: “têm as características de uma invasão organizada”.
Apresentar a biografia e os amplos dons mediúnicos de Emmanuel Swedenborg, engenheiro militar, autoridade científica e politica de Londres, nascido 169 anos antes da publicação de O Livro dos Espíritos. De que forma as evidências mediúnicas advindas de um homem influente na sociedade contribuiu para a posterior codificação.
Apresentar ainda a biografia dos seguintes precursores Franz Anton Mesmer (médico, estudioso do magnetismo curador), Andrew Jackson Davis (sensitivo, clarividente norte americano, preditor do advento do Espiritismo no seu livro “Princípio da Natureza”) e Sir Arthur Conan Doyle (autor do Livro “História do Espiritismo”).

19/02/2011 - Allan Kardec e seus Sucessores – Orador: Tovar

O orador deverá apresentar a biografia de Rivail, que assume o pseudônimo de Allan Kardec, sua trajetória de professor, os primeiros contatos com os fenômenos das mesas girantes e sua missão de Codificação da Doutrina Espírita.
Falar sobre a criação da Revista Espírita e sua importância na divulgação do Espiritismo.
Apresentar a biografia dos sucessores de Kardec e seu papel na divulgação e consolidação da Doutrina dos espíritos, tais como Willian Crookes, Léon Denis, Camille Flammarion, Oliver Lodge, dentre outros.

26/02/2011 - Revelação espírita: O Consolador Prometido e O Espírito de Verdade - Orador: Marcelo Araújo

O orador irá apresentar porque a Doutrina Espírita é tida por Terceira Revelação e como o aspecto científico é importante na garantia da veracidade dos seus princípios.
Comentar a frase: “A característica essencial de qualquer revelação tem que ser a verdade”. (Gênese, Allan Kardec. Capítulo I, item 3)
Abordar a importância do método científico experimental, aprendido por Kardec no Instituto de Pestallozzi e empregado na codificação da Doutrina dos Espíritos (A Gênese. Cap. 1, item 14).
Explicar porque a generalidade e a concordância do teor das comunicações em diversas partes do Planeta foram impressindíveis para a garantia dos ensinos dos Espíritos (Evangelho Segundo o Espiritismo. Introdução. Item 2 e A Gênese. Introdução.).
Porque a Doutrina dos Espíritos é apresentada pelo Espírito de Verdade como sendo O consolador Prometido por Jesus?
Qual é o papel atual da Doutrina Espírita na sociedade e importância dos seus fundamentos de amor e caridade na vida do jovem espírita?